2023.12 - Planejamento e Organização da Transmidialidade na Aprendizagem - Oferta 1
Descrição: O componente explora as características-chave do planejamento transmidiático, enfatizando a seleção e/ou produção de conteúdos alinhados com esse processo. Foca-se em estratégias para criar um envolvimento ativo e engajamento dos estudantes por meio da abordagem transmídia. Os estudantes aprenderão a desenvolver narrativas integradas em diferentes mídias, incentivando a participação e interação, resultando em uma experiência educacional mais rica e envolvente.
2023.12 - Movimento Maker, Abordagem STEAM e Currículos - Oferta 6
Descrição: Este componente explora o Movimento Maker e a abordagem STEAM como formas inovadoras de integrar o currículo da Educação Básica. Foca em metodologias ativas, centradas no estudante, promovendo uma educação interdisciplinar e crítica. Aborda o uso de projetos e trabalhos em equipe para explorar o currículo escolar, mantendo a integridade dos saberes sistematizados. O componente destaca a importância da internet nesse contexto, enfatiza o trabalho em equipe e aborda o planejamento de atividades STEAM/MAKER.
2023.12 - Inovações tecnológicas e inovações pedagógicas - Oferta 9
Descrição: Este componente curricular visa proporcionar uma breve reflexão sobre os conceitos de inovação, focalizando especialmente a inovação na educação por meio das tecnologias digitais de informação e educação (TDIC). O curso explora o papel do professor no cenário educativo-tecnológico contemporâneo, analisando o processo de inovação e contextualizando-o na sociedade atual.
2023.12 - Educação e Tecnologias em Paulo Freire - Oferta 5
Descrição: Este componente explora a interconexão entre a teoria freiriana e as tecnologias digitais na educação, destacando o papel da abordagem ativa. Aborda os postulados de Paulo Freire em relação à técnica e tecnologia, oferecendo reflexões sobre sua aplicação na prática pedagógica. Propõe estratégias para integrar a teoria de Freire em atividades pedagógicas que envolvam a interseção entre educação e tecnologias, promovendo uma abordagem ativa no processo educativo.