2023.10 - Gamificação na Educação: conceitos e princípios - Oferta 1
Descrição: Explora os conceitos fundamentais e aspectos-chave da gamificação, especialmente em contextos educacionais. Aborda princípios, desafios e oportunidades dessa abordagem, distinguindo-a da aprendizagem baseada em jogos. Proporciona uma compreensão abrangente da gamificação como estratégia educacional, promovendo o engajamento dos alunos por meio de elementos lúdicos e motivacionais.
2023.10 - Personalização da aprendizagem com os estilos de uso do virtual - Oferta 8
Descrição: Neste componente, os participantes irão explorar o perfil do estudante virtual e desenvolver estratégias eficazes de estudo para a modalidade de Educação a Distância (EaD). Serão abordados temas como o planejamento de tempo e espaço de estudo, bem como noções sobre estilos de aprendizagem. A ênfase estará na personalização da aprendizagem e no respeito pelas diferenças individuais para melhorar o desempenho na EaD.
2023.10 - Noções elementares sobre Educação a Distância - Oferta 8
Descrição: Este componente explora os conceitos essenciais da Educação a Distância (EaD) como uma modalidade de ensino-aprendizagem. Examina a natureza metodológica da EaD e discute suas diversas configurações e nomenclaturas. Além disso, oferece uma visão abrangente da evolução histórica da EaD e destaca sua importância no contexto educacional contemporâneo.
2023.10 - Gestão organizacional e suas contribuições para a Educação a Distância - Oferta 7
2023.10 - Aprendizagem ativa e significativa na cultura digital - Oferta 6
Descrição: Neste componente, serão abordados os princípios da aprendizagem ativa, aprendizagem significativa e metodologias ativas. Os fundamentos pedagógicos subjacentes a essas abordagens serão explorados, fornecendo uma base teórica sólida. Além disso, serão apresentadas estratégias específicas para a aprendizagem ativa na cultura digital, como Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida, Movimento Maker, Abordagem STEAM e Robótica Pedagógica, entre outras.