CN 2022-2

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Ambiente Virtual de Aprendizagem de Cálculo Numérico

SITUAÇÃO PROBLEMA III - Turma D

SITUAÇÃO PROBLEMA III - Turma D

A Estação de Simulação (ES) é uma parte da atividade educacional l, denominada Simulação da Prática Profissional e está integrada e em desenvolvimento simultâneo à atividade de Situação Problema (SP). O caráter desta atividade educacional é expor e explicar os fenômenos envolvidos nos processos saúde-doença; identificar as necessidades de saúde; desenvolver o raciocínio clínico diagnóstico-investigativo; desenvolver o raciocínio clínico lógico para a elaboração de planos terapêuticos individuais e coletivos; e promover a construção e socialização de conhecimento. Sendo assim, tem-se:
-Exposição e explicação dos fenômenos envolvidos no processo saúde-doença III:
-Bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, a partir das situações-problema, e sob perspectiva médica.
-Determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais do processo saúde-doença, para cada pessoa e para grupos e comunidades.
-Identificação de necessidades de saúde III (situações simuladas); • Em problemas de papel e na prática simulada da realização de história clínica, exame físico geral, identificação de sinais e sintomas.
-Formulação do(s) problema(s) do paciente/familiares (situações simuladas).
-Investigação diagnóstica (solicitação e interpretação de exames laboratoriais clínicos II e imagenologia).
-Treinamento específico de semiotécnicas propedêuticas para o exame físico geral e específico, no contexto da Saúde do Adulto e do Idoso, da Criança e da Mulher.
-Elaboração de planos terapêuticos III, individuais e coletivos, considerando-se a promoção de estilos de vida saudáveis, a prevenção de doenças e a proposição de tratamento e reabilitação, segundo os problemas identificados.
- Construção e socialização de conhecimento:
-Atuação em pequenos grupos de ensino-aprendizagem, segundo abordagem da espiral construtivista e realização de avaliações formativas;
-Análise crítica da literatura em saúde, priorizando estudos de acurácia e prognóstico – Saúde Baseada em Evidências (SBE) III.